O Sistema de Arrefecimento é um pilar fundamental para a durabilidade e segurança do motor, especialmente em caminhões como a linha Mercedes-Benz Atego.
Entre os componentes do sistema de arrefecimento, o Tanque de Expansão é a peça essencial para controle de temperatura e que mais frequentemente gera dúvidas no momento da substituição. Embora sejam visualmente parecidos, a linha Atego possui duas versões de Tanque de Expansão, que não são intercambiáveis. Eles possuem variações cruciais em sua estrutura, na presença ou não do bocal de abastecimento de óleo.
Nos acompanhe para entender as diferenças entre os itens ReserPlastic e tomar a decisão correta para o seu caminhão.
Por que existem diferentes versões do tanque de expansão para o Atego?
Ao longo dos anos, a linha Atego passou por diversas atualizações estruturais e eletrônicas, e uma dessas mudanças impactou diretamente o Tanque de Expansão. Veja abaixo o que mudou:
- A linha Atego, desde seu lançamento apresentou a condição de abastecimento de óleo sem a necessidade de bascular a cabine. O funil de abastecimento de óleo que possui uma tampa vermelha é anexado ao tanque de expansão e se liga a uma mangueira até o motor.

- Essa versão é atendida pelo código ReserPlastic 000899, que acompanha apenas as tampas e válvula de segurança.
- A partir de 2021, a Mercedes-Benz atualizou a versão do tanque, eliminando a possibilidade de abastecimento através do mesmo. Ou seja, tampa e funil de óleo foram eliminados do produto.

Esta versão a ReserPlastic atende como 001532, com tampa de abastecimento e válvula de segurança, e 001817, com tampa de abastecimento, válvula de segurança e sensor de nível.
Atenção Redobrada: Códigos OEM Não São Intercambiáveis
A substituição entre as versões depende de adaptações e, por este motivo, não recomendamos e não cobrimos qualquer garantia em caso de erro de aplicação, que deve ser verificada de acordo com o Chassis do caminhão.
Utilizar uma peça incorreta pode resultar em uma série de problemas que vão muito além de um simples “não encaixe”, o vazamento nos sistemas de arrefecimento e lubrificação pode levar o motor do veículo a falha catastrófica
Por isso, a regra de ouro é: sempre confirme o código OEM da peça original, consultando através do chassis e ano/modelo exato do caminhão.
Próximos Passos para a Segurança do Seu Motor
A escolha correta do tanque de expansão é um detalhe técnico que faz toda a diferença na longevidade e segurança do seu Mercedes-Benz Atego. Saber identificar cada modelo, especialmente em relação ao sensor e ao bocal de óleo, evita retrabalho, preserva o sistema de arrefecimento e garante a tranquilidade do motorista.
Se você ainda tem dúvidas sobre qual código é o ideal para o seu veículo ou precisa de uma peça que garanta a qualidade e a precisão do padrão original, fale agora mesmo com a equipe técnica da ReserPlastic!
Temos o conhecimento e o estoque completo para orientar você na escolha da peça certa, com a qualidade e a confiabilidade que o seu Atego merece.